Olá! Confira os esclarecimentos que fiz na parte um.

Esta é a terceira postagem com áudios para ouvirmos. A segunda é muito semelhante a esta, mas é com o “ajuste de crepúsculo”. A terceira é com a média anual “simples”.

Média anual

Para cada estação de coleta de dados foi feito o download de aproximadamente um ano de dados (como o INMET não fornece exatamente 365 dias, há uma pequena variação em alguns conjuntos de dados). A partir disso, pôde-se somar os dias, preservando os horários e dividir pelo número total de dias. Ou seja, se temos um conjunto de dois dias e em um dia às 16:25h fez 28 ºC e no dia seguinte às 16:25h fez 24 ºC, serão somados os dias e no ponto que acolhe o horário das 16:25h resultará o valor de 26 ºC.

Note que a divisão ocorre em forma de intervalos de tempo arbitrários. Nas sonificações a seguir, o dia foi dividido em 25 seções (e não em 24 como estamos acostumados) - como as medidas do INMET são realizadas de hora em hora, qualquer valor maior que 24 não deverá fazer diferença na média (valores menores também não fariam, apenas tornariam a amostragem mais “grosseira” do que a realizada pelo INMET).

Vamos às sonificações

Cidades grandes subtropicais:

Porto Alegre - mapa

graficos

Florianópolis - mapa

graficos


São Paulo - mapa

graficos



Caatinga

Patos - mapa

graficos


Apodi mapa

graficos



Floresta amazônica

Humaitá - mapa

graficos


Apui - mapa

graficos