Olá, pessoal!

Venho mostrar-lhes algumas representações de alguns dias de medidas de temperatura. Essas medidas são de estações meteorológicas automatizadas do INMET localizadas em Porto Alegre, no Jardim Botânico e em São Paulo na zona norte.

Eu mesmo fiz algumas interpretações sobre os áudios, acho que esses exemplos são bastante ilustrativos sobre o que pode-se perceber de semelhante e diferente em cada dia, por isso vou descrever o mínimo possível da representação e vou deixar em aberto para que você interprete.

Esclarecimentos:

Chamo de curva a função formada pela variação da temperatura com o tempo.

O harmonizador linear serve para que a curva comece e termine com a mesma amplitude, para podermos repeti-la sem ficar dando pulos. É uma reta que subtraímos da curva.

A onda resultante é o que a gente escuta e é resultante da repetição da curva harmonizada o número de vezes por segundo necessário para ficar na nota escolhida, que pode ser A4, B4, C4, D4, E4, G4 e F4. Para não ser um som constante e chato, realizamos a redução de amplitude a partir do envelope, que tem a forma da curva harmonizada começando de um mínimo.

O espectro é uma decomposição do som nas frequências mais simples de senos que formam ele, é como aquelas barrinhas que vemos pulando pra cima e pra baixo nas caixas de som, é mexendo nessas proporções que fazemos o que chamamos de “equalização”.

Sabemos os parâmetros de cada representação pelo nome do arquivo que informa “local-data-nota-duração.tipo”, exemplo:

PortoAlegre-2017_9_5-G4-3.0s.png

É de “PortoAlegre”, do dia 5 de setembro de 2017, nota G4 com duração de três segundos. O arquivo .png contém os gráficos.

OBS: Por “u.a.” quero dizer “unidades arbitrárias”, querendo dizer que a unidade dessa medida não importa. (Não pense que é unidades astronômicas haha).

Feedback pedido

Quero ter uma ideia das impressões que esses sons causam. Por favor, envie-me um email fazendo comentários e respondendo:

  • Com o que se parecem esses sons?
  • É possível distinguí-los entre si?
  • O que dá pra perceber de diferente entre um dia e outro?

Vamos às sonificações

As três primeiras são o mesmo dia apenas em notas diferentes.

Porto Alegre - dia 05/05/2017 - nota D4

graficos


Porto Alegre - dia 05/05/2017 - nota E4

graficos


Porto Alegre - dia 05/05/2017 - nota G4

graficos


Um dia em que a temperatura só decresceu

Porto Alegre - dia 05/09/2017 - nota G4

graficos


Dois dias um tanto típicos, mas com características diferentes

São Paulo - dia 05/01/2017 - nota G4

graficos

São Paulo - dia 05/04/2017 - nota G4

graficos


Um dia meio “esquisito”

São Paulo - dia 05/05/2017 - nota G4

graficos