O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA

PARA O ENSINO DA RELAÇÃO ENTRE FORÇA E MOVIMENTO*

Material instrucional produzido no Mestrado Profissional em Ensino de Física no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* Trabalho parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

À SUA DISPOSIÇÃO:

Versão completa – DISSERTAÇÃO (pdf)

Situações-problema:

1ª – Objetos de pesos diferentes abandonados da mesma altura

Texto: Uma breve discussão histórica sobre as concepções de força e movimento (pdf)

Apresentação: Reconciliação integradora após atividade com o texto (pdf)

2ª – Objeto lançado verticalmente para cima

Guia de atividadesParte I (pdf)

Modelos computacionais – Parte I (rar)

Guia de atividades – Parte II (pdf)

Modelos computacionais – Parte II (rar)

3ª – Objeto lançado obliquamente

Guia de atividades (pdf)

Tutorial – Tutorial software Tracker (pdf)

Vídeo e Modelos computacionais (rar)

4ª – Objeto lançado sobre um plano horizontal com atrito

Guia de atividades (pdf)

Modelos computacionais (rar)

5ª – Objeto empurrado sobre um plano horizontal coma atrito

Guia de atividades (pdf)

Modelos Computacionais (rar)

6ª – Objeto executando um Movimento Harmônico Simples (MHS)

Guia de atividades – Parte I (pdf)

Modelos computacionais (rar)

Guia de atividades – Parte II – atividade experimental (pdf)

Instrumentos de avaliação:

          Teste inicial e final: Teste de concepções alternativas (pdf)

            Prova: avaliação individual aplicada no quarto encontro (rar)

            Avaliação força-movimento: avaliação aplicada no décimo primeiro encontro (rar)

Objetivos de aprendizagem:

            Relação entre as situações-problema. Objetivos de aprendizagem e questões do teste de concepções alternativas (pdf)

Termo de Consentimento:

Termo de consentimento livre e esclarecido (pdf)

 

Ficha Catalográfica (pdf)

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ROSA, R. S. (renato_rosa@ifsul.edu.br); Dorneles, P. F. T. (pedroftd@gamil.com); SILVEIRA, F. L. (lang.ez@terra.com.br)

Julho de 2013

CREF – Instituto de Física – UFRGS