Tarefas 2

Nos dias 22 e 24 de novembro, apresentei os resultados da implementação das tarefas anteriores. Dia 24 realizamos uma audição do material de interesse já obtido.

Com isso, conseguimos estabelecer novos passos:


1) Melhorar a expressão “consolidação” para algo que faça mais sentido, na consolidação dos dados e melhorar a legibilidade do código.

2) Realizar interpolação fina em estágios inicias do programa. Dessa forma não será necessária a realizaçao de inserções de dados e teremos uma “maleabilidade” maior nos dados.

3) Migrar repositório para EEM/SMI - Jan decide quão detalhado fica o histórico.

4) Exibir a TF do som gerado para melhorar a interpretação do som.

5) Realizar o “ajuste de crepúsculo”, sugestões de soluções para saber quando o sol nasce e quando se põe aqui. (O Ajuste de Crepúsculo é transformação que leva para os mesmos pontos o nascer e pôr do sol na hora de fazer a média anual, pois isso minimizará o “arredondamento” da média).

6) Pensar melhor e implementar outras “suavizações” do envelope, pois ele está iniciando “arbitrariamente” do mínimo (assim como poderia inciar arbitrariamente da meia-noite). Perguntas a serem respondidas: “Quando é um momento bom de iniciar o envelope? Iniciar do mínimo é agradável, existe outro motivo?”

  • Realizamos o deslocamento dos dados para iniciar do mínimo.

  • Podemos fazer a media e selecionar o mínimo anual para ser o início.

  • Podemos selecionar o horário do nascer do sol.

Limitações do método de sonificar um dia (24h):

  • O método depende de assumirmos a periodicidade da variável observada alinhada com o ciclo do dia como um ciclo circadiano.

O próximo post será de comentários sobre a monografia. Em breve também teremos uma página com a sonificação de alguns dias e anos. Aguarde.

Mãos à obra!