Física
Professor Alencar

Alencar Teixeira dos Santos

CORRENTE ELÉTRICA
                       

-O que é uma corrente elétrica?

        Considere um fio metálico no qual foi estabelecido um campo elétrico , como na Figura 1. Este campo elétrico é estabelecido ligando as extremidades dos fios aos pólos de uma pilha, bateria ou de um gerador elétrico. No fio condutor existe um grande número de elétrons livres. Estes elétrons ficarão sob a ação de uma força elétrica devida ao campo e entrarão imediatamente em movimento.

         Como os elétrons possuem carga elétrica negativa, o seu movimento terá sentido contrário ao do campo aplicado. Portanto, o estabelecimento de um campo elétrico em fios metálicos provoca um fluxo de elétrons neste condutor, fluxo este que é denominado corrente elétrica.

Figura 1: Fios metálicos ligados a uma rede elétrica que estabelece um campo elétrico.

Fonte:  MÁXIMO, ALVARENGA (2005).

 

A energia elétrica que recebemos da companhia elétrica, chega até nossas casas, via de regra, por meio de 3 fios. Dois deles recebem o nome de fio fase e o outro é chamado de fio terra, de retorno ou ainda, de neutro. O uso dos três fios serve para distribuírem as tensões típicas de 110 V (denominação popular) e de 220 V entre os aparelhos domésticos.

Para que uma corrente elétrica possa circular por um aparelho que seja ligado a esses condutores de energia, ela precisa de um circuito fechado, ou seja, de ida e volta, o que significa que um só fio não pode alimentar nenhum aparelho.

Temos que usar dois fios, entre os quais a tensão elétrica ou diferença de potencial muda alternadamente de polaridade. Se usarmos um fio fase e o neutro, teremos uma tensão de 110 V, e se usarmos os dois fios fase e mais o neutro teremos uma tensão de 220 V.

Essa energia elétrica que recebemos em nossa casa é transportada por ondulações da corrente elétrica que num movimento de vai e vem pelos condutores. Essas ondulações fazem a tensão variar, mudando a polaridade 120 vezes por segundo, de modo que, 60 vezes, a cada segundo, ela empurra a corrente num sentido e 60 vezes, no mesmo segundo, ela puxa a corrente no sentido oposto, alternadamente. Por isso, recebe o nome de corrente alternada (AC).

Quando a corrente alternada é submetida a um retificador ela é transformada em corrente contínua (DC). Um exemplo comum de retificador é o carregador de baterias de celulares.


- Intensidade de corrente elétrica e a  equação

Quando uma quantidade de carga ∆Q passa através da seção de um condutor, durante um intervalo de tempo ∆t, a intensidade i da corrente nesta seção é a relação entre ∆Q e ∆t, ou seja,

i = ∆Q/∆t