Resistência Elétrica


                                          Material Instrucional

Atividades

    Resistência elétrica é uma oposição à corrente elétrica em um condutor. Essa oposição poderá ser maior ou menor dependendo da natureza do condutor. Observa-se que para a mesma tensão elétrica obtém-se correntes diferentes para diferentes condutores. Podemos supor que, condutores percorridos por correntes elétricas de menor intensidade oferecem maior oposição ou resistência aos portadores de carga elétrica, enquanto aqueles percorridos por correntes elétricas de maior intensidade oferecem menor resistência. Assim, define-se a resistência elétrica (R) de um condutor pela razão:

                                                   

onde V é a diferença de potencial (DDP) e i a corrente elétrica. A unidade de resistência elétrica no SI recebe o nome de ohm em homenagem a Georg Símon Ohm.
   
  Simulador

Código de Cores
Resistividade de um Material
Exercícios Complentares

Links

   Resistores Ôhmicos

    Georg Simon Ohm observou que em alguns condutores permanecia constante a razão entre a tensão aplicada nos terminais e a corrente que neles se estabelecia, para uma mesma temperatura. Em outras palavras, a resistência elétrica era constante, independentemente da tensão aplicada. A esses condutores foi dada a denominação condutores ôhmicos ou resistores ôhnicos.



    Como a resistência é constante, a relação entre a tensão e a corrente  (V=Ri) é uma função do primeiro grau cuja a representação gráfica é uma reta que passa pela origem.

    
    Não devemos confundir a lei de Ohm com a definição de resistência elétrica. A definição de resistência se aplica aos condutores em geral, ela não garante a constância da resistência. Já a lei de Ohm só é válida, para os condutores ôhmicos.